Ransonware Chimera – Nova variante de Malware que ameaça expor seus dados

//Ransonware Chimera – Nova variante de Malware que ameaça expor seus dados

Ransonware Chimera – Nova variante de Malware que ameaça expor seus dados

Definição de Chimera, segundo o Wikipedia:

Chimera é uma figura mística caracterizada por uma aparência híbrida de dois ou mais animais e a capacidade de lançar fogo pelas narinas, sendo portanto, uma fera ou besta mitológica.

Sua aparência é descrita de forma diversa nas várias narrativas mitológicas ou nas artes plásticas. Por exemplo:

  • Cabeça e corpo de leão, com duas cabeças anexas, uma de cabra e outra de dragão;
  • Lança fogo pelas narinas e tem uma cauda de serpente e outra de leão.
  • Teria duas asas, semelhantes às de um dragão, ligadas ao seu corpo de leão. Apesar de aparentemente não voar, algumas lendas ou mitologias mencionam o fato de poder voar.

Pois bem, o assunto ransonware não é nenhuma novidade neste blog, em posts anteriores já discutimos o que o que é, seus alvos e seus danos, vide posts:

Nem para esquerda tão pouco para direita, Site do PSDB também foi hackeado

Malware deixa funcionários e fornecedores de Prefeitura de Pratânia sem pagamento

Mais uma Prefeitura foi vítima de Hackers através de um Malware

 

Recentemente surgiu uma novo Malware da categoria Ransonware,  o Ransonware Chimera – Nova variante de Malware que ameça expor seus dados, além de sequestrar todos os dados de seu computador e pedir um resgate para que o dano seja revertido, esta variante ameaça tornar publica todas as suas informações.

Os invasores por trás dessa nova ameaça focam seus ataques principalmente em empresas ao enviar e-mails falsos para funcionários específicos. Essas mensagens se disfarçam como ofertas de negócios ou algo relacionado a trabalho, mas na verdade trazem um link para um arquivo malicioso hospedado no Dropbox.

Uma vez que o Chimera infecta um computador, começa a criptografar os arquivos locais. Após a máquina ser reiniciada, mostra uma nota de sequestro no desktop do usuário. Os invasores pedem por um pagamento de cerca de 630 euros (em Bitcoin) para fornecer a chave de acesso aos arquivos.

Até então, o processo é parecido com outros programas do mesmo tipo. No entanto, os criadores do Chimera levaram as suas tentativas de intimidação a um nível ainda mais baixo. Na nota de resgate, eles dizem que, caso não sejam pagos, vão publicar os arquivos do usuário na Internet.

 

 

Ransonware Chimera Tela
By | 2018-02-08T15:34:47+00:00 06/11/2015|Categories: Segurança|0 Comments

Leave A Comment

WordPress spam blocked by CleanTalk.